domingo, 18 de novembro de 2007

Em memória das vítimas na estrada

Hoje assinala-se o Dia da Memória das Vítimas na Estrada que é simultâneamente um dia de reconhecimento da profunda dor e do vazio imenso de todas as pessoas que um dia perderam parte das suas vidas. Se pensarmos no número de pessoas que morreram vítimas de acidentes rodoviários e as multiplicarmos pelo número de familiares e amigos, e acrescentarmos todas as pessoas que ficam com sequelas graves dos acidentes, temos um país de gente triste para quem todos os dias são dias da memória.

Há acidente que não dependem de um erro humano e também é verdade que há situações perfeitamente imprevisíveis mas a realidade é que a maioria dos acidentes é perfeitamente evitável. É a qualidade da nossa cidadania que está em causa e por isso temos de ser exigentes e dizer: "Não às mortes na estrada"!

Porque hoje, dia 18 de Novembro, também se assinala o dia da falta de civismo, é tempo de chamarmos a nós a responsabilidade de mudar a nossa atitude e os nossos comportamentos ao volante. Esta situação é sintomática do caminho que em Portugal ainda temos de fazer em matéria de cidadania e de respeito pelos outros.

O combate a este flagelo também depende de cada um de nós, não espere que lhe digam o que deve fazer. A questão essencial é:"O que é que eu posso fazer para terminar com as mortes na estrada?" Porque a nossa atitude faz a diferença.

Sem comentários: